TCC EM ARQUITETURA: APRESENTAÇÃO

Após um longo período de pesquisa e de noites sem dormir para elaborar seu projeto de conclusão de curso, enfim chega o grande dia da apresentação.

Para muitos, só em ouvir falar na apresentação de TCC, já constuma ser motivo de frio na barriga! Mas saiba que com organização você pode ter sucesso na sua apresentação de TCC, e fazer deste um dia memorável e de sucesso!

Como se organizar? Aqui segue algumas dicas para lhe ajudar, que estão divididas em três momentos: antes, durante e após a apresentação de tcc.


ANTES DA APRESENTAÇÃO DE TCC

APRESENTAÇÃO PESSOAL

“A primeira impressão é a que fica!”

Por acaso você já ouviu este ditado? Pois bem, estudos em psicologia² “mostram que de fato a primeira impressão fica, e que os julgamentos iniciais sobre uma pessoa dificilmente são desfeitos”. Por isto, nossa apresentação pessoal é muito importante para a vida, e não é diferente na nossa apresentação de tcc.

Se preparar para a apresentação inclui vários aspectos como pontualidade, postura, roupas, adereços, e outros.

A pontualidade é o mínimo que você pode oferecer aqueles que estão ali para presetigiar o seu trabalho, por tanto, se organize para ir ao local da defesa com muita antecedência para evitar qualquer tipo de imprevisto.

A postura também é um dos principais pontos quando se fala em apresentação pessoal, pois com uma boa postura você consegue passar muito mais segurança para o público. Sua linguagem corporal as vezes fala mais do que você pensa, então se mantenha firme, evite ficar andando muito na apresentação, ou ficar “se encolhendo” como se quisesse se esconder.

Com roupas adequadas você passa credibilidade e respeito, inclusive consegue captar mais atenção para sua fala! E este deve ser o foco: sua fala, por tanto, roupas discretas e decentes são essenciais. Note que não estou falando de roupas caras, de marcas e de grifes , me refiro a roupas limpas, bem passadas e discretas, algo que está ao alcance de todos.

SLIDES / ARQUIVOS

Você precisa se atentar previamente ao material de sua apresentação, que pode ser um arquivo, um link ou qualquer ferramenta que você escolher.

Se possível, dê preferência para meios que não precisem de internet na hora de apresentar, pois caso esta venha a falhar você ficará prejudicado. Se for um arquivo digital, verifique a compatibilidade do computador/notebook que você utilizará para ver se o arquivo abrirá normalmente, ou seja, teste antes: o arquivo, vídeos e aúdios.

Sobre os slides, tenha o cuidado de fazer uma apresentação que seja clara e objetiva, lembrando que o foco é na informação, mas como bons arquitetos, a estética também é fundamental, então faça uma diagramação atraente e discreta, seja criativo.

Faça os slides com pouco texto, dê preferencia a tópicos que o ajudarão a lembrar do que falar. Coloque imagens de qualidade e que estejam bem legíveis (e sempre cite as fontes).

Na hora de demonstrar e explicar o projeto seja criativo, de forma que consiga sintetizar as informações, tanto verbalmente quanto visualmente. Para isto, não coloque a prancha completa em um slide, mas você pode seguimentar. Já ouviu falar em planta de referência? (alguns chamam de planta mosca). Você pode colocar de forma reduzida a planta completa e demarcar trechos para fazer uma ampliação do que você for explicar no momento, assim você não precisará dar “zoom” na hora da apresentação para mostrar algum detalhe, pois tudo já estará lá.

ORATÓRIA

A oratória é a arte de falar em público e é um dos maiores desafios (para a grande maioria) de quem vai defender o tcc. Encarar uma banca de avaliadores e espectadores não é uma tarefa fácil, mas saiba que você pode se sair muito bem se você TREINAR, treinar e treinar novamente. É isso mesmo, treine repetidamente, treine sozinho o que você pretende falar, depois treine na frente do espelho (vai ser super estranho no começo mas depois você vai acostumar), treine para amigos, treine com se orientador.

Treinar repetidamente vai lhe ajudar a identificar os elementos que precisam ser apresentados e lhe ajudará a “dominar” o tempo, de forma que consiga falar tudo que precisa no tempo adequado.

Treine para pessoas próximas, estas podem lhe ajudar indentificar vícios de linguagem que podem ser amenizados quando identificados.

Então, treinar, treinar e treinar novamente fará com que você chegue ao momento da apresentação de uma forma mais segura e confiante, o que aumenta as suas chances de uma ótima apresentação.

DURANTE A APRESENTAÇÃO

Primeiro respire pausadamente, desacelere o corpo! Em seguida, marque o seu tempo! Pode ser com um cronômetro, olhando no relógio, pedindo ajuda para algum amigo, mas é importante que você controle seu tempo de apresentação e não exceda o limite de tempo permitido. E então, comece:

SE APRESENTANDO

Tem pessoas que ficam tão nervosas ao fazer algum tipo de apresentação, ou falar em público, que simplesmente esquecem de se apresentar, de dizer o seu próprio nome… então, já coloca isto no treino! Diga seu nome, o que você está fazendo ali e quem foi o professor que lhe orientou.

CUMPRIMENTANDO

Depois de se apresentar não esqueça de cumprimentar a todos os presentes no local, mesma que seja online, e de cumprimentar nominalmente cada componente da banca, agradecendo a disponibilidade de estarem participando deste momento.

APRESENTANDO O SEU TRABALHO

Após os cumprimentos você começará a apresentação do seu trabalho, então é importante que você mostre o domínio do conteúdo. Lembra do treino que mencionei no início do texto? Ele vai ser fundamental para que você ganhe confiança e com isto você ficará mais seguro do que deve falar. Não se engane, a banca (sempre) sabe quando você está só “enrolando”, ou de fato sabe do que está falando. E lembre que ninguém conhece mais do seu trabalho do que você! Afinal, foram meses da sua vida dedicados na pesquisa e na elaboração do projeto, então você sabe os detalhes, sabe a lógica por cada escolha, então não tenha medo.

Seja objetivo na sua apresentação, vá direto ao ponto que precisa ser dito! O seu trabalho foi algo que demandou muito tempo e dedicação, sua produção gerou páginas e páginas de conteúdo, seu projeto ficou com várias pranchas e lindos desenhos, então muitas vezes dá vontade de falar tudo o que sabemos e fizemos. No entanto, o tempo é limitado para a apresentação, e é importante que você consiga sintetizar para transmitir todos os elementos que são essenciais para a compreensão do todo.

Siga uma sequência lógica de ideias ao longo da apresentação. Parece algo simples e até óbvio, mas é comum até por conta do nervosismo, que o aluno comece falando de sua pesquisa e de repente começa a falar do seu projeto, depois volta para falar do objetivo, enfim, informações fora de ordem, o que vai ficar incompreeensível para quem está assistindo. Por isto, é importante que você siga um roteiro, previamente ajustado com o orientador, para saber a ordem de cada informação. Seu trabalho ficará claro e de fácil compreensão, e isto é essencial, afinal, se não houver uma comunicação eficiente como poderão compreender o seu trabalho?

Mulher em apresentação de tcc

AGRADECENDO

Ao finalizar, agradeça novamente. Agradeça a oportunidade de apresentar suas ideias e trabalho e agradeça o interesse das pessoas em estarem ali neste momento, que é tão importante para você.

OUVINDO AS CONSIDERAÇÕES DA BANCA

Ouça com atenção e anote todas as considerações da banca. Neste momento é possível que você escute comentários mais severos e não tão agradáveis sobre o seu trabalho… fique tranquilo… lembre-se que todas as considerações não são pessoais, mas apenas a análise do produto final do trabalho, e que todas as considerações a serem feitas serão para a melhoria e aperfeiçoamento do seu trabalho.

Essas considerações serão debatidas entre você e o orientador posteriormente, para verificar as necessidades de alteração no trabalho.
Caso precise explicar algo para a banca, pode pedir a palavra para explicar, ou caso seja solicitado você pode responder a perguntas que forem direcionadas a você, mas nunca discuta com a banca por divergir em algum tópico ou opinião, este momento é para fala da banca. Qualquer problema ou divergência grave poderá ser discutida posteriormente.

AGUARDANDO O RESULTADO

Esse momento sem dúvidas é quando aumenta o frio na barriga. Neste processo, você enquanto aluno, deverá se ausentar da sala de apresentação, seja ela presencial ou online, enquanto os professores e convidados da banca conversarão entre si para análise final do trabalho e sua apresentação, neste momento eles também chegam a conclusão se seu trabalho está ou não aprovado e qual a sua nota ou conceito final.

ACEITANDO O RESULTADO

Você retornará para a sala, e neste momento você ouvirá o parecer da sua banca, ela provavelmente lerá sua ATA de defesa, divulgando o seu parecer, contendo sua nota ou conceito final.

Precisamos estar preparados para o resultado final, pois pode ser negativo ou positivo. Mas via de regra, se você de fato se dedicou ao seu tcc, você provavelmente irá ter um resultado positivo, bastando saber qual o nível você conseguiu atingir e qual resultado você obteve.

Caso seu resultado seja negativo, calma, você terá oportunidade de fazer novamente, corrigindo os erros que cometeu desta vez e se dedicando com muito mais empenho.

COMEMORANDO

Acabando toda a tensão da apresentação, nada mais justo do que comemorar! Afinal, segundo o Estadão (2021) apenas 5,1% da população brasileira conseguem levar o curso até o final. Então, junte familiares, amigos e todos as pessoas importantes para celebrar este momento que é tão único em nossas vidas! O TCC apenas sintetizou todo empenho que você teve ao longo desses (no mínimo) 5 anos no curso de Arquitetura de Urbanismo! Parabéns!

Grupo de pessoas comemorando a apresentação de tcc

DEPOIS DA APRESENTAÇÃO

CALMA AINDA NÃO ACABOU

Lembra das considerações e sugestões que a banca fez na sua apresentação? Elas precisam ser atendidas! Então converse com o seu orientador sobre as necessidades de mudanças, altere e corrija tudo o que for necessário, e após estas correções você vai seguir o processo indicado por sua instituição, que provavelmente vai direcioná-lo para a entrega do trabalho na biblioteca da instituição.

AGORA SIM! FINALIZANDO O PROCESSO!

Verifique se há qualquer tipo de pendência com a entrega do trabalho na instituição, ou com alguma disciplina cursada durante o curso, ou qualquer tipo de pendência que possa surgir, resolva tudo e finalmente…
Só aguardar o maravilhoso dia da Formatura e Parabéns! Você dará início a um novo ciclo, agora não mais como estudante, mas como um profissional em Arquitetura e Urbanismo!

Pessoas comemorando a formatura

REFERÊNCIAS

¹ https://patrocinados.estadao.com.br/medialab/releaseonline/releasegeral-releasegeral/segundo-dados-apenas-5-da-populacao-brasileira-possui-curso-superior-concluido-2/

² https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/02/23/interna_ciencia_saude,414243/estudos-em-psicologia-mostram-que-a-primeira-impressao-e-a-que-fica.shtml


Posso ajudar?