TCC EM ARQUITETURA: 13 DICAS PARA O SUCESSO!

Essas dicas para desenvolver seu tcc em arquitetura, são para você que chegou nesta fase se sentindo perdido, com medo e achando que não vai dar conta.

Primeiramente, Parabéns! Se você está por aqui é porque já chegou (ou está chegando) nesta fase de Trabalho de Conclusão de Curso e essa já é uma vitória! Então Celebre! 

Aproveite esse momento único na sua vida e faça dele uma experiência maravilhosa e memorável na sua vida e de sua família. Você provavelmente vai lembrar do dia de sua defesa por toda sua vida, então crie uma memória incrível!

Por acaso, você já ouviu alguém reclamando por estar dando tudo errado no tcc? Reclamando de estar desesperado, sem dormir, ficando doente, e tudo isto por causa do tcc? 

Nos últimos anos orientei dezenas de TCC em Arquitetura e essas reclamações já faziam parte da rotina, mas saiba que não precisa ser assim, com você pode (e deve) ser diferente! 

Mas como ser diferente? O que fazer?

O TCC de arquitetura (também conhecido como Trabalho Final de Graduação ou Projeto Final de Graduação) é uma das últimas etapas para os alunos de graduação conquistarem o seu tão sonhado (e suado) diploma em Arquitetura e Urbanismo. Geralmente consiste em um trabalho téorico e prático, onde se contextualiza através de elementos de pesquisas que culminam na elaboração de um projeto arquitetônico ou urbanístico.

Aqui temos 13 Dicas Práticas para te ajudar nesta fase:


Pessoa fazendo apresentação de TCC em arquitetura.
Apresentação de TCC

13 DICAS PRÁTICAS PARA O SEU TCC EM ARQUITETURA

ORGANIZAÇÃO

A importância do planejamento é essencial. A organização é o principal segredo para um bom desempenho!

As pessoas tendem a desperdiçar seu tempo com atividades secundárias que pouco ou nada agregam às suas metas de vida. Logo, tornam-se estressadas, improdutivas e frustradas, pois dificilmente alcançam seus objetivos. Para mudar este quadro a organização é uma grande aliada, pois ela traz como benefícios:

  • Otimização do tempo
  • Equilíbrio nas diversas áreas da vida
  • Objetivos claros e planejamento
  • Estresse controlado
  • Controle da própria vida

Para melhor desenvolver o seu tcc você precisa de organização, se você não é uma pessoa organizada, se esforce para criar novos hábitos. Hoje há muitas ferramentas que podem te ajudar neste sentido, como planners e aplicativos específicos.

CRONOGRAMA

Regra de ouro: Gerencie o seu tempo!

Um cronograma é uma ferramenta de organização, onde você faz a distribuição das etapas e ações que precisam ser realizadas condicionadas aos prazos que precisam ser cumpridos.

O cronograma permite acompanhar o desempenho das atividades/tarefas necessárias, além de mensurar o que falta ser feito, para se atingir o objetivo dentro do prazo necessário.

Então, organize as atividades em um intervalo de tempo…. e as cumpra! 

Pessoa fazendo um cronograma para as atividades que seram desenvolvidas no seu tcc de arquitetura.
Cronograma

NÃO PROCRASTINAR

A procrastinação é o típico: deixar para depois, é a “Ação ou efeito de procrastinar, de adiar, de deixar para depois, para outro momento; delonga: procrastinação de prazos”¹. Na verdade é algo tentador, você sempre pensar que depois dará tempo, mas via de regra, não vai! E esta procrastinação vai trazer consequências como: 

  • Sentimento de culpa;
  • Poucas realizações;
  • Desânimo;
  • Sofrimento;
  • Estresse;
  • Irritabilidade;
  • Falta de Energia.

Regra de ouro: Trabalhe um pouco TODOS os dias!

Existe um técnica muito eficaz que auxilia neste processo, é a técnica KAIZEN, você pode promover grandes mudanças através de pequenos passos. Quer conhecer um pouco mais sobre a técnica do kaizen? O livro Pequenos Passos Para Mudar Sua Vida, de Robert Maurer, trás conceitos claros, além de ser uma leitura fácil e objetiva que pode lhe ajudar muito!

MANTER A CALMA

Cuidado com a ansiedade! A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. No Brasil, cerca de 9,3% dos brasileiros tem algum transtorno de ansiedade².

O período do TCC muitas vezes funciona como um gatilho para sintomas de ansiedade. No últimos anos, vi vários alunos (a maioria com um potencial incrível) travarem, desistirem e até passarem mal às vésperas da defesa do TCC, por conta de crises de ansiedade.

O medo e a ansiedade, se não forem cuidados e controlados podem ser um dos principais empecilhos para que você prossiga. Então por isso, tome cuidado! Busque ajuda profissional e mantenha a organização, pois manter o trabalho sob o seu domínio, dará mais segurança para prosseguir.

MANTER O FOCO

Regra de ouro: Seja persistente!

Nem sempre será fácil, imprevistos podem acontecer, as vezes o cansaço e o desânimo bate porta, então (por mais difícil que seja) lute contra isso. 

Seja disciplinado e confie em você!

Os vídeos abaixo falam um pouco mais sobre isso, se inspire!

Vídeo: Mantenha o foco

Vìdeo: Desafiando Gigantes

ANOTAR TODAS AS DÚVIDAS E IDEIAS

Regra de ouro: Não confie na sua memória, anote tudo!

Durante o desenvolvimento do seu TCC em Arquitetura é importante ter um bloco de anotações (eu gosto do de papel mas todo celular tem também).

As vezes estamos andando na rua e algo nos chama atenção, um vizinho fala algo interessante, uma ideia surge do nada. Tudo pode servir como inspiração, então ANOTE TUDO o que você observar, pensar, lembrar que possa contribuir com o trabalho ou que precisa ser corrigido, anote na mesma hora!

Essas anotações são essenciais para você lembrar na hora que for escrever ou projetar depois. Não se engane, se você não anotar você pode esquecer e perder uma ótima oportunidade.

Pessoa fazendo anotações sobre ideias referentes ao tcc.
Anote tudo sobre o TCC

SEGUIR O ROTEIRO PROPOSTO E AS NORMAS

Cada Instituição de Ensino tem suas próprias regras para o TCC em Arquitetura, então verifique com o seu orientador quais são estas regras, e se organize para cumpri-las.

Regra de ouro: Simplifique! Faça o que for pedido antes que querer “inventar a roda”.

Outro erro comum é quando o aluno não se atenta ao que precisa de fato ser feito e acaba se perdendo, e as vezes trabalhando mais do que o necessário e produzindo materiais desnecessários deixando de produzir os que eram requisitos mínimos para a aprovação.

Depois que você conseguir primeiramente cumprir com todos os requisitos mínimos para a aprovação, ai sim, você pode ousar e criar elementos extras, mas se atente ao mínimo obrigatório.

Mesmo sendo um requisito das instituições, vale frizar que você precisa atender a todos os requisitos de formatação de trabalhos acadêmicos das normas da ABNT. O seu texto precisa ser escrito de forma científica, então revise o texto várias vezes e tenha muito cuidado com o Plágio!

Para quem faz projetos arquitetônicos e urbanísticos no TCC em Arquitetura também precisa se atentar para todas as normas de representação gráfica e normas construtivas.

Pessoa desenhando um projeto de tcc em arquitetura.
Atenda todas as Normas de Escrita e Representação

CUIDADO COM A APRESENTAÇÃO DO SEU TCC

Neste quesito me refiro tanto a apresentação oral do seu trabalho no dia da defesa, quanto com a apresentação do produto final do seu trabalho, o famoso “trabalho escrito” ou “caderno” de tcc em arquitetura. Ambos precisam ser muito bem apresentados.

Afinal, quando falamos em arquitetura, o valor estético é algo muito forte, e isto deve refletir no seu trabalho final. É fundamental desenvolver um trabalho e uma apresentação clara, objetiva e atraente.

Sua parte textual deve estar clara e o seu projeto deve estar muito bem diagramado e atendendo a todas as normas.

Neste artigo falo um pouco mais sobre como fazer uma boa apresentação de tcc em arquitetura.

OUVIR O ORIENTADOR

Pode até ser que em algum momento você não entenda ou ache que não faz sentido o que o seu orientador está falando, mas confie! Ele possui experiência e consegue ver coisas que você ainda não enxerga, e assim como você, ele quer que seu trabalho seja excelente.

Aproveite ao máximo o momento da orientação, ou seja se prepare para este momento! Lembra das anotações que falei no começo? Liste todas as suas dúvidas e sugestões, e leve suas anotações organizadas para que você tenha um momento produtivo e otimizado com seu orientador!

É muito  comum durante as orientações o aluno esquecer de perguntar algumas coisas e depois ficar “engatado” no desenvolvimento do trabalho, sem contar os alunos que não produzem nada ou os que nem comparecem, lembra que falei para produzir um pouco todos os dias, isso vai livrar você desses problemas.

Pessoa com as mãos no ouvido em sinal de atenção ao que está sendo dito.
Escute o seu orientador

TENHA INSPIRAÇÕES

Regra de ouro: Siga os “Influencers” certos!

Como dizia Antoine Lavoisier³: “Nada se cria, tudo se transforma”. Sabemos que é muito difícil (ou quase impossível) criar tudo do zero, e está tudo bem, busque referências, isto vai ser enriquecedor para o seu trabalho.

Essas referências podem ser de outros trabalhos, projetos executados e até mesmo outros TCC em arquitetura. Leia, estude esses trabalhos, mas principalmente assista outras bancas de TCC. Analise os prós e contras dessas apresentações, as considerações da banca e aproveite para melhorar o seu trabalho e se inspirar para ter novas ideias.

Mas claro, tenha cuidado com o Plágio! Referências são completamente diferentes de cópias, então cite adequadamente.

Tenha Inspirações

CELEBRE AS PEQUENAS VITÓRIAS

Você já ouviu falar em Serotonina? A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade, um neurotransmissor! Ok! Mas o que isso tem haver com o meu TCC?

Muitas vezes o foco acaba sendo tanto no resultado final, que não se observa o as pequenas conquistas a longo do trajeto, como a conclusão de um capítulo, uma entrevista que deu certo, o diganóstico do terreno, o conceito e partido do projeto. Comemore cada pequena vitória, comemore cada pequena fase terminada! 

A comemoração libera serotonina, trazendo alegria e prazer. Essas pequenas comemorações restauram os ânimos e motivam o dia a dia da jornada de tcc.

Regra de ouro: Celebre! (mas não se acomode)

Uma pessoa com as mãos para cima em sinal de celebração.
Celebre cada passo conquistado

PLANO B

Mesmo que você faça tudo certinho, problemas e imprevistos podem acontecer, um computador quebrar, uma doença aparecer, dentre tantos outros.

Várias coisas fogem ao nosso controle, então tenha alternativas!

Nunca deixe seu tcc salvo apenas em um lugar. Dê preferência a nuvem de dados, mas também salve em quantos lugares forem possíveis.

Lembra quando falamos da importância do cronograma lá no começo? Pois então, coloque no cronograma seu prazo final menor do que o prazo real, assim você ganha alguns dias para imprevistos, pois haverá dias de folga.

Regra de ouro: Impreistos acontecem! Esteja Preparado!

VIVER!

Vale lembrar que O TCC é apenas uma fase!

Fase importante? Sim, e como! Mas lembre que sua vida é mais importante. 

Então ao organizar seu tempo, você consegue  continuar com atividades importantes para sua vida, como o cuidado com a saúde, exercícios físicos, boa alimentação, sono regulado, descanso, vida social e ainda ter um bom TCC.

Inclusive manter uma vida ativa vai ajudar a combater o bloqueio criativo!

Então Viva! Se Cuide! 


REFERÊNCIAS

¹https://www.dicio.com.br/procrastinacao/

²https://sindjustica.com/2020/05/27/brasil-tem-maior-taxa-de-transtorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms/

³https://www.pensador.com/autor/antoine_lavoisier/

Posso ajudar?