TFG de Arquitetura no EAD

Elaborar um TFG (Trabalho Final de Graduação) de arquitetura através do sistema de ensino a distância (EAD) pode apresentar desafios únicos, mas com a abordagem correta e organização, é totalmente viável. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nesse processo:

Planeje seu TFG em Arquitetura

Gerencie o tempo de forma eficiente. Estabeleça um cronograma realista para a elaboração do seu TFG em Arquitetura e defina prazos intermediários para cada etapa do processo. Utilize aplicativos de gestão de tarefas com o intuito de acompanhar o progresso e garantir que você esteja cumprindo os prazos estabelecidos.

TFG EAD - Planejamento

Atenção ao que é solicitado!

Uma das maiores dificuldades que percebo e ouço dos alunos, no TFG de Arquitetura, é… “professora, não sei o que fazer!” ou “Não sei por onde começar!”. E a resposta, apesar de parecer óbvia, é: “Comece pelo começo!”. Ok, mas qual é este começo?

Primeiramente é necessário você entender o que esta sendo solicitado. para o seu TFG em Arquitetura. Independente da Instituição de Ensino (IES) que você faz parte, ela fornecerá algum documento com orientação por escrito, como um roteiro, edital, manual e etc, esclarecendo o que e necessário fazer e as regras de avaliação. De posse deste documento, se dedique a LER, RELER, E LER NOVAMENTE…. Leia quantas vezes forem necessárias para que você compreenda o que é preciso fazer, além dos critérios de avaliação e cronograma de entregas (No sistema EAD, geralmente as entregas são fetias por etapas). Caso, não entenda o processo, entre em contato com o orientador/tutor e tire suas dúvidas (a princípio dúvidas sobre o processo de elaboração do trabalho, depois você foca nas dúvidas de conteúdo).

Escolha do Tema do TFG em Arquitetura

Selecione um tema que seja relevante para a sua área de interesse mas que também seja adequado para a modalidade EAD. Evite temas muito amplos e complexos que possam dificultar a conclusão do trabalho.

Uma boa pesquisa bibliográfica é fundamental, por isso utilize recursos online, como bases de dados acadêmicas, bibliotecas virtuais e periódicos eletrônicos, para realizar uma pesquisa abrangente sobre o tema escolhido. Organize suas referências de forma sistemática para facilitar o acesso durante a escrita.

Conte com a Orientação Remota

Adaptar-se a uma orientação remota pode exigir ajustes na forma como você se comunica. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

Comunique-se regularmente: Mantenha uma comunicação regular com seu orientador através do canal oficial da instituição de ensino. Estabeleça um cronograma para acompanhar o progresso do seu trabalho e para esclarecimento de dúvidas.

Seja claro e conciso: Ao enviar mensagens para seu orientador, seja claro e conciso em suas comunicações. Forneça informações relevantes de forma organizada e objetiva.

Estabeleça metas e objetivos claros: Defina metas e objetivos claros para cada interação com seu orientador, bem como prepare uma pauta com antecedência, destacando os tópicos que deseja discutir e as questões que precisa de ajuda.

Seja proativo: Assuma a responsabilidade pelo seu aprendizado e pelo seu progresso. Busque recursos e informações por conta própria e esteja preparado para apresentar ideias e soluções ao seu orientador.

Aproveite as ferramentas colaborativas: Utilize plataformas de compartilhamento de documentos para compartilhar arquivos relevantes com seu orientador. Pois isso facilitará a revisão e o feedback do seu trabalho.

Esteja aberto ao feedback: Esteja aberto e receptivo ao feedback do seu orientador. Encare as críticas como oportunidades de aprendizado e melhoria, e esteja disposto a fazer ajustes no seu trabalho.

Mantenha-se organizado: Mantenha seus arquivos e documentos organizados e atualizados pois facilitará o acompanhamento do seu orientador. Utilize ferramentas de gestão ou listas de tarefas para acompanhar o progresso e garantir que nada seja esquecido.

Seja paciente e flexível: Lembre-se de que a orientação remota pode apresentar desafios técnicos ou de comunicação ocasionalmente. Mantenha uma atitude paciente e flexível, e esteja preparado para fazer ajustes conforme necessário.

Solicite feedback regularmente: Solicite feedback regularmente ao seu orientador ao longo do processo, para garantir que você esteja no caminho certo e para evitar surpresas desagradáveis no final.

Por fim…

Capriche no conteúdo do seu trabalho e faça uma revisão final do seu TFG antes de entregá-lo, verificando se todas as instruções foram seguidas e se não há erros ou omissões.

Se necessário, prepare uma apresentação para a defesa do seu TFG, praticando antecipadamente pois assim se sentirá mais confiante durante a apresentação.

Em suma, se seguir essas técnicas, você estará mais preparado para planejar e executar seu TCC com sucesso. Lembre-se de manter-se organizado, focado e comprometido ao longo de todo o processo.