PLANARQ: CONSTRUIR COMO OS AMERICANOS ?

Porque nossas construções são diferentes dos americanos? Confira um pouco das informações trazidas pelo arquiteto Ralph Dias:

 

PORQUE NÃO CONSTRUÍMOS COMO OS AMERICANOS?

Nos ESTADOS UNIDOS sempre observamos em filmes e séries que eles constroem casas de madeira e aqui no BRASIL construímos usando alvenaria, blocos, tijolos com argamassa, reboco etc.

É bem verdade que as CONSTRUÇÕES AMERICANAS são bem diferentes das construções brasileiras, não apenas nos métodos construtivos, mas também com algumas mudanças na forma de usar a CASA no dia a dia, na disposição dos cômodos, desde a COZINHA AMERICANA, closet, lavanderia, quintal, e tem COISAS QUE SÓ EXISTEM EM CASAS AMERICANAS.

Vamos começar entendendo porque casas americanas são feitas de madeira.

Primeiro de tudo existe uma herança histórica e cultural na forma que os americanos constroem pois desde a chegada dos britânicos na América, foi necessário uma forma de construir muitas moradias e de forma rápida, e como no Estados Unidos a madeira é uma material muito abundante, principalmente madeira pinus com madeira certificada e por isso lá nos EUA é muito comum o uso do sistema construtivo chamado de WOOD FRAME.

Construção a seco

Esse sistema é chamado de CONSTRUÇÃO A SECO, na verdade usamos concreto armado apenas na fundação dessas casas que são feitas com estruturas de madeira e seu fechamento interno é feito com DRYWALL e por fora usamos muito o OSB.

Esse método construtivo é muito comum na CONSTRUÇÃO DE CASAS nos Estados Unidos, Canadá, alguns países da Europa e até da América do Sul, costumamos ver muito em filmes e até séries como IRMÃO A OBRA que é muito popular aqui no Brasil.

Construção em madeira

A madeira é muito boa para as construções Norte Americanas, tanto pela abundância do material o que deixa a construção mais barata para eles, facilita a construção e montagem já que esse método construtivo é bem simples e é até comum serem vendidos KITS CASA PRONTA e as pessoas fazem a montagem no estilo FAÇA VOCÊ MESMO (DIY).

Além de ser mais barato para construir assim lá, por ser um país com clima mais frio isso favorece para aumento da vida útil da madeira, já que no Brasil, por ser um país tropical e de clima mais quente em sua maioria.

A madeira também é um ótimo isolante térmico e acústico, e podemos usar sistemas de isolamento nas paredes, como lã de rocha, lã de pet e muito mais.

Outra vantagem, é a forma rápida de serem feitas as casas e a facilidade em fazer reparos também, pois lá existem terremotos, furacões e fazer ajustes ou até reconstruir uma casa é muito mais simples usando esses métodos construtivos.

Nessas paredes ocas é bem mais simples de fazer as instalações do modo geral da casa, seja a parte elétrica, hidráulica, esgoto, automação etc.

Construção em Light Steel Frame

Para fugirmos das desvantagens de CASAS DE MADEIRA , podemos usar LSF – LIGHT STEEL FRAME que é bem parecido com o woodframe na forma de construir, só que são usados perfil de aço galvanizado, e o fechamento interno é de drywall e o externo é de placas OSB ou de PLACA CIMENTÍCIA.

Tanto o steel frame como o wood frame, são construções muito mais leves, rápidas, inteligentes, que geral poucos resíduos, porém aqui no Brasil elas ainda são mais caras que a alvenaria, e temos mais dificuldade de encontrar mão de obra , fora que existe ainda uma ideia errada que esses métodos construtivos são frágeis.

Outras diferenças muito comuns nas casas dos americanos são:

COZINHA AMERICANA, não usam área molhada na bancada, eles usam muito bancada de madeira ou de fórmica. Eles também exploram muito bem o HALL DE ENTRADA das casas. Na lavanderia lá é muito comum ter uma máquina de lavar e uma de secar sem o uso do tanque. As esquadrias possuem uma ótima vedação para não prejudicar a climatização e manter a casa limpa, lá é muito comum uso de ar condicionado central e sistemas de aquecimento de água central. A garagem também tem função de depósito e oficina. Nos banheiros geralmente temos uma banheira, não possuem lixeira já que jogam o papel no vaso sanitário mesmo. É bem comum o uso de armário embutido, o que chamamos aqui de closet americano, também o uso de despensa nas cozinhas, além e triturador de alimento e LAVA LOUÇAS, nos quartos sempre existe um carpete, e as casas sempre tem bom quintal.

MAIORES DIFERENÇAS ENTRE CASAS DOS BRASILEIROS E DOS AMERICANOS.

Seguem os vídeos citados:

PAREDE DE DRY WALL:
https://youtu.be/iiclBCssPEo

12 MÉTODOS CONSTRUTIVOS INOVADORES:
https://youtu.be/X1GBDryLAXA

COZINHA AMERICANA:
https://youtu.be/k-QKpvZDzK4

COZINHA FECHADA:
https://youtu.be/fxjWbbrXp-8

HALL DE ENTRADA:
https://youtu.be/clXfJdN3Hgw

Acompanhe ele no INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/planarqcampos

Se INSCREVA no canal do Youtube: 

www.youtube.com/channel/UCl5sYVXC295Fr53LiT0_t7w?sub_confirmation=1

Posso ajudar?