LIVRO: “Arte de Projetar em Arquitetura”

Projetar em Arquitetura é uma arte! Pois é algo que reflete um conjunto de soluções de diversas áreas compatibilizadas, para atingir o ser humano como um todo.

O estudo da arquitetura é amplo e dinâmico, e se enquadra nas Ciências Sociais Aplicadas, logo, perpassa por diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, belas artes, história, geografia, paisagismo, urbanismo, acessibilidade, dentre tantos outros, que são aplicados aos diversos aspectos sociais do ser humano.

Estudante de arquitetura

Tantos conhecimentos interdisciplinares se unem para a elaboração de projetos que promovam espaços adequados ao bom desenvolvimento da vida humana. Ou seja, a formação em arquitetura e urbanismo, requer uma grande demanda de estudos.

Sobretudo, segundo Lynch (2017) um estudo feito pela Universidade da Indiana, nos Estados Unidos, que apontou resultados do National 2016 Study of Student Engagement (NSSE) indicando que estudantes de arquitetura trabalham/estudam média de 22,2 horas por semana, mais de 2,5 horas a mais do que qualquer outro curso.

Estudante de arquitetura com muitos livros.

O livro: Arte de Projetar em Arquitetura

Dentre as diversas literaturas recomendadas tem-se o livro: Arte de projetar em arquitetura, do autor alemão Ernest Neufert (1900-1986). Este é um livro, que funciona como um manual, reconhecido mundialmente, pois consegue reunir de forma sistemática vários fundamentos, normas e recomendações voltadas a ambientes, edifícios, instalações e utensílios, relações espaciais, tomando o ser humano como medida e objetivo.

É um excelente livro para práticas de projeto, pois demonstra diversos de mobiliários, ambientes com medidas, o que auxilia na produção e representação gráfica de projetos.

Em 1936 foi lançada sua primeira edição alemã, e foram realizadas 39 edições e apesar de ser escrito originalmente em alemão e da primeira versão ter sido publicada em 1936, o livro foi traduzido para o português, estando atualmente na 18ª Edição, além de ter sido publicada em 18 idiomas e vendido mais de um milhão de exemplares no total, sendo uma referência bibliográfica de valor universal.

É um livro indispensável para arquitetos, técnicos, engenheiros, construtores, professores e estudantes, pois é um dos mais completos nesta temática.


REFERÊNCIAS

LYNCH, Patrick. “Pesquisa confirma que arquitetura é o curso que mais demanda tempo de estudo” [New Survey Confirms Architecture as Most Time Consuming Major] 08 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 5 Nov 2022. <https://www.archdaily.com.br/br/806661/pesquisa-confirma-que-arquitetura-e-o-curso-que-mais-demanda-tempo-de-estudo> ISSN 0719-8906